terça-feira, maio 18, 2010

Já pode gritar?

"Me cansei de lero-lero.

Dá licença mas eu vou sair do sério..."

(Rita Lee - Roberto De Carvalho)


Sou, seguramente, uma pessoa menos desvairada, mais intensa - isso é possível? - e mais prudente. Esse lance de prudência a maturidade me ensinou, aos trancos e barrancos. E eu ainda estou aprendendo. Sou um pouco mais por mim e não alimento - falsas - esperanças de que as pessoas mudem da noite para o dia para se adaptar ao seu modo de vida e aos seus gostos. Também não tenho o menor saco para me imaginar "fazendo fita" para agradar uma meia dúzia de pessoas que se acham no direito de avaliar a vida de alguém, dar nota por ela e fazer com que essa avaliação determine ou não a sua inserção em um uma determinada roda social.
Não. Não sou antipática. Aliás, sim, sou um pouco. Tenho que confessar. Perdi a vergonha de assumir publicamente gostos e desgostos. E acredito piamente que as pessoas se aproximem ou se afastem por agrados e desagrados em comum. Ninguém é obrigado a me aturar. Nem eu sou. Não faço questão de fazer parte dessa sociedade hipócrita que finge te estender a mão, te fazer convites e querer sua presença só porque você - pseudo - faz parte de um seleto grupo de pessoas cujo poder fazem as vezes de alma.
Minha profissão me exige cautela no trato social. Lido com um público que faz de conta que gosta da sua companhia quando, na verdade, só se aproxima de você se precisar dos seus préstimos. Que vergonha! Por isso, aprendi a lidar com essas cartas. Visto uma - armadura? - fantasia de moça calma, pacata e desprovida de opinião própria, cuja conversa sempre irá girar em torno das rodas sociais, das roupas - que não faço idéia de onde saíram - adotadas pelas socialites e do "puxasaquismo" que molda a atuação dos envolvidos direta ou indiretamente com a política. E olha que isso é uma dureza!
Para tal, me muno diariamente de toda cautela do mundo, me drogo com as pílulas de paciência que consegui com meu médico - VIDA - e parto para a luta. E me pego às voltas com a seguinte questão: Até onde eu engano e eles acham que eu sou EU? Quem me conhece sabe muito bem o que eu penso, mas, é óbvio, que aquele grupo de pessoas vazias com as quais lido diariamente, e que não faz a menor questão de trocar meia dúzia de palavras comigo, não enxerga nada além daquela roupinha arrumadinha, daquele cabelo sempre impecável, das unhas feitas e do free pass para as melhores baladas da cidade.
Hoje em dia, apertei a tecla do foda-se para isso. Quem tiver o real interesse, terá a chance de conhecer quem sou. Para isso, largue a porra da coluna social e senta aqui. Fale do que é do que pensa. Assim, na dura, na real. Não precisa pintar um mundo cor de rosa que nós sabemos que não existe. Sendo assim, pode entrar. Aqui não é preciso salto alto. O traje? Fica a seu critério. Eu estarei de chinelinho, jeans e camiseta.
A princesinha aqui não liga para quem tem mais grana, não faz a MENOR questão de ter o corpo perfeito. Come besteira pra cacete (OPS!). Não faz questão de comprar as roupas caras da moda e, acreditem - e pasmem - não se sente parte dessa roda de desocupados que só se incomodam com o nariz alheio, com a barriga alheia, com os amores e desamores alheios.
O "CÊRUMANO" é um bicho complicado, complexo. Não se resume às meias verdades publicadas nas páginas sensacionalistas dos jornais e revistas. Não são só os personagens surreais dos contos de fada das novelas. Não são só o "tuntz tuntz" das baladas. Nem os contos de fadas reais, vividos pelos artistas, seguidos no twitter e noticiados por todo o mundo.
Chega!
Estenda a mão ao próximo. Fale do que você sente. Pense. Leia. Ria. Chore. Se preocupe menos com o que pensam de você. Se preocupe mais em ser alguém que agrade a si mesmo. Grite, quando necessário. Esmurre um travesseiro. Faça alguém feliz. Reflita sobre o que ouve, lê e vê. Tire suas próprias conclusões. Seja fiel a você. E a quem você ama. Ame amigos, parentes. Ame alguém. Extravase. Se apegue ao sentir. Absorva energias boas. Descarte as ruins. Tenha amigos. Precise deles, nem que seja para dar colo. Dê seu colo também. Ofereça o seu ombro. Seque as lágrimas de alguém e deixe que sequem as suas. Estude. Aprenda sempre. Reconheça erros. Se arrependa de coração. Peça perdão.Tenha fé - em algo, alguém e em você. Ouça boa música. Dance até cansar, de vez em quando. Surpreenda e se permita ser surpreendido. Confie em alguém. Mas, sobretudo, confie em você. Pratique o desapego. E o apego também. Sinta com intensidade. Se permita. Devaneie. Durma com a alma limpa. Trabalhe muito. Cuide de si. Cuide de outros. Seja cuidado. Ame, com força e determinação.. A si e a quem te interessar...


Chega de pensar e agir pelos outros.
Seja você! Essa é uma receita legal para evitar a fadiga, o estresse e a hipertensão.
De acordo com o Ministro da Saúde, sexo também é bom.
Fica a dica! ;)

2 comentários:

Odracir disse...

Completamente de acordo!

Anônimo disse...

Como é mais confortavel ser o que é, sem máscaras, sem aqueles saltos que machucam o pé... Sem aquelas mentiras verdadeiras...
Adorei o texto. Parabéns!

beijo.